Controlo de Qualidade

Certificações do grupo

O Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar  do nosso Grupo é transversal a todos os centros de produção e é certificado através de auditorias anuais, realizadas por entidades externas independentes e acreditadas, de acordo com referenciais internacionalmente reconhecidos, nomeadamente:

NP EN ISO 22000 Sistema de Gestão da Segurança Alimentar

IFS FOOD International Food Standard

HALAL (Lista de Produtos Certificados)

 

Matérias-primas

Apenas quem utiliza as melhores matérias-primas consegue elaborar produtos de alta qualidade. Selecionamos Cereais de qualidade superior oriundos de diversos locais do Mundo e específicos para cada um dos nossos produtos.

Os Cereais certos para cada produto:

  • Massas Alimentícias

O trigo-duro

O grão de trigo-duro é oval, tem uma casca de cor âmbar e o seu miolo é amarelado. A moagem do trigo duro dá origem a uma sêmola granulosa e de cor ambarina, designada sêmola de trigo, que corresponde ao principal ingrediente utilizado na produção de massa.

Para garantir a qualidade da massa é importante ter em conta:  o teor de proteína, a granulometria e a cor da sêmola que, vão condicionar a textura, cor e grau de resistência da cozedura da massa.

  • Farinhas e Bolachas

O trigo-mole

O grão de trigo-mole tem forma arredondada e apresenta uma casca em tons de castanho.O seu miolo é esbranquiçado e, depois de passar pela fase da moagem, dá origem à farinha.

Farinha 100% Trigo-mole

O trigo-mole é preferencialmente utilizado no fabrico de farinhas para panificação, confeitaria e afins e na produção de bolachas.

A Cerealis, para além de farinhas de trigo, também produz farinhas de centeio, ambas de diversos tipos, com características adequadas a cada produto. 

  • Cereais de pequeno almoço

Aos grãos de cereais (trigo, milho, arroz, aveia) adicionamos uma série de ingredientes: frutos secos, cacau, mel, aromas naturais, entre outros; como também vitaminas e minerais, que são essenciais para o organismo. 

Na fase do desenvolvimento dos produtos, os fornecedores de matérias-primas são criteriosamente selecionados, assim como as matérias-primas são rigorosamente analisadas através de diversos testes sensoriais e laboratoriais, com o objetivo de produzir produtos que estejam de acordo com as nossas altas exigências de qualidade. 

Após a receção, todas as matérias-primas são submetidas a controlos de qualidade intensivos e sistemáticos nos nossos laboratórios, para poderem ser utilizadas no processo de fabrico. O controlo é realizado quer pelos nossos Analistas, especializados e experientes, como também por laboratórios externos certificados.

Todos os cereais que utilizamos passam por rigorosos controlos analíticos de pesticidas e contaminantes.

Os produtos são desenvolvidos não só no sentido das características organoléticas, mas também no equilíbrio nutricional e de diversidade de características, texturas e sabores. 

 

Processos

A Cerealis vive hoje numa verdadeira ‘vanguarda industrial’, sendo que todas as nossas unidades industriais estão posicionadas no mais elevado padrão tecnológico e de modernidade. Cada um dos nossos centros produtivos está especializado, não só para permitir maior capacidade produtiva, mas, sobretudo, para nos dotar de uma capacidade de  inovação chave, que permita dar resposta às necessidades e surpreender o consumidor/cliente. 

Para garantir os altos padrões de qualidade e de segurança alimentar são aplicadas diversas medidas de controlo, alicerçadas em: pessoas competentes, boas práticas de fabrico, num Sistema HACCP rigoroso e em metodologias Lean, na busca constante da eficiência, quer durante o desenvolvimento, processo de fabrico, armazenamento e expedição dos nossos produtos.

A análise de falhas, a definição de causas e de ações corretivas, aliadas à sistematização de ações de melhoria, são o melhor garante para alcançar níveis sustentados de conformidade e eficiência, que a natureza dos produtos e a exigência dos mercados onde atuamos assim nos exigem.

 

Segurança Alimentar

Para garantir a qualidade e a segurança alimentar dos seus produtos, a Cerealis tem implementado um, rigoroso, Sistema de Segurança Alimentar baseado na metodologia HACCP de acordo com as normas contidas no Regulamento 852/2004, de 29 de Abril. Neste âmbito, temos implementados Estudos de Segurança Alimentar onde, estão identificados todos os perigos microbiológicos, químicos e físicos e suas possíveis causas, associados à matéria prima, ao equipamento, operadores, meio ambiente e a cada etapa/operação durante o processo. Este sistema preventivo de higiene que temos implementado, permite a obtenção de alimentos sãos e seguros, reduzindo ao mínimo a probabilidade de contaminação do produto e os riscos em matéria de higiene, aumentando o grau de confiança dos produtos finais, cumprindo as exigências comerciais e legais.

Alergénios

Os ingredientes alergénios contidos nos nossos produtos, estão destacados nos rótulos através de uma grafia diferente dos restantes ingredientes, tornando-se mais fácil identificá-los. Tratamos esta  informação de forma rigorosa, para que os consumidores possam fazer escolhas de uma forma informada e segura. 

Os 14 alergénios de declaração obrigatória são:

  • Aipo
  • Amendoins
  • Cereais
  • Crustáceos
  • Dióxido de enxofre e sulfitos
  • Frutos de casca rija
  • Leite
  • Moluscos
  • Mostarda
  • Ovos
  • Peixes
  • Sementes de sésamo
  • Soja
  • Tremoço